MWM Educação

Cláusulas Abusivas em Contratos

Introdução

As cláusulas abusivas em contratos são disposições contratuais que conferem vantagens excessivas a uma das partes, prejudicando a outra de forma desproporcional. Essas cláusulas são consideradas nulas de pleno direito, ou seja, não têm validade legal, e devem ser evitadas para proteger os direitos dos consumidores. Abaixo, apresentamos uma visão geral sobre o tema:

O que são cláusulas abusivas em contratos?

São disposições contratuais que impõem desequilíbrio entre as partes envolvidas, prejudicando uma delas de forma injusta. Geralmente, são redigidas de forma obscura, complexa ou com termos técnicos que dificultam a compreensão por parte do consumidor.

Tipos de cláusulas abusivas:

  • Cláusulas que limitam os direitos do consumidor, como a restrição de garantias legais ou a imposição de obrigações desproporcionais.
  • Cláusulas que transferem responsabilidades ilimitadas ao consumidor, como a isenta de responsabilidade total por parte do fornecedor.
  • Cláusulas que estabelecem vantagens excessivas para uma das partes, prejudicando a outra, como juros abusivos ou multas desproporcionais.

Como identificar cláusulas abusivas?

  • Analise o contrato de forma minuciosa, buscando por termos vagos, ambíguos ou que consumam desequilibrados.
  • Esteja atento a cláusulas que limitam direitos básicos do consumidor, como o direito de arrependimento ou a garantia legal.
  • Verifique se o contrato apresenta informações claras e objetivas, permitindo uma compreensão plena de todas as obrigações e direitos envolvidos.
  • Consulte um profissional especializado em direito do consumidor, caso tenha dúvidas ou suspeitas sobre a existência de cláusulas abusivas.

Conclusão

É fundamental que os consumidores estejam cientes dos seus direitos e saibam identificar cláusulas abusivas nos contratos que assinam. Caso se depare com uma cláusula abusiva, é possível buscar orientação adequada para o melhor remédio jurídico.

Melanie Wood

Advogada desde 2014, especialista em Direito Público, com atuação voltada à prevenção e treinamento corporativo, especialmente na adequação prática à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com experiência em técnicas de coaching, foi gestora de polo universitário EAD entre 2020 e abril de 2023. Em 2023 e 2024, fundou a MWM EDUCAÇÃO, um marketplace de cursos livres que promove empreendedorismo, capacitação e networking, organizando posteriormente eventos, palestras, treinamentos e workshops presenciais.

Com foco em soluções educacionais corporativos, Melanie integra Educação e Direito preventivo, atuando na governança de dados e na conscientização sobre a LGPD. É palestrante e criadora do Método Wood — Quatro práticas eficazes para adequação à LGPD e prevenção de vazamentos — além do Mapa de Risco e Boas Práticas em LGPD, ferramentas que auxiliam empresas a se prepararem de forma estratégica e segura.

Ambiente Climatizado

Fácil Acesso

Wi-Fi

Recepção com Café

Acessibilidade

Auditório

Treinamentos, Eventos e Workshops

Veja abaixo os nossos Serviços e Atendimentos:

Soluções Educacionais Personalizadas Sob Medida:

DEPOIMENTOS DOS NOSSOS CLIENTES

O que dizem sobre nós

Na MWM Advocacia, temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade, focado nas necessidades e interesses dos nossos clientes. Acreditamos que depoimentos dos nossos clientes satisfeitos são uma maneira valiosa de demonstrar a eficácia do nosso trabalho e a confiança que eles depositam em nós

Mais prevenção, menos riscos: LGPD que funciona no dia a dia.

Por que devo realizar um diagnóstico antes do problema?

Entraremos em contato rapidamente com você

Deixe as suas informações e também o serviço que você precisa, entraremos em contato rapidamente.

NOSSO BLOG​

R. Compadre João Bertani, 37, Sala 05 – Nova Yorque, Araçatuba – SP, 16018-140

Nossos Serviços

MWM Educação | LGPD & Desenvolvimento Organizacional © - Todos os Direitos Reservados - 2025
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar? :)
Nós utilizamos Cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode optar por aceitar ou rejeitar.
Aceitar
Rejeitar